ABELHAS E VESPAS
todo mundo conhece abelhas e vespas, pois elas frequentemente constroem abrigos junto das casas. Existem milhares de espécies de insetos desse tipo. Eles surgiram há milhões de anos, e hoje são encontrados em todas as partes da Terra. O zumbido característico de seu vôo é causado pelo veloz movimento das asas. Muitas abelhas e vespas levam uma existência solitária, vivendo em buracos no chão ou no interior de caules de plantas. Outras se reúnem em grupos, chamados colônias, e edificam grandes colmeias em árvores, rochas,e nos telhados das casas. As colônias de abelhas têm sempre uma rainha, zangões e operários. Entre as abelhas doméstica ( que fazem o mel que consumimos) a rainha não trabalha, só põe ovos reunir até 50 mil insetos.
COLMEIA
AS ABELHAS
constroem colmeias feitas de uma estrutura de favos hexagonais ( com seis lados iguais). Confeccionados com cera, eles têm várias finalidades. Nos favos as abelhas armazenam o mel, guardam os ovos, ou ainda abrigam as larvas recém-nascidas e as pupas ( fase de desenvolvimento antes de se tornarem adultas).
O mel é o alimento das abelhas, fabricado a partir do néctar das flores e armazenando nos favos.
A abelha rainha é capaz de depositar cerca de 1.500 ovos por dia.
Os zangões só vive o tempo suficiente para fertilizar a rainha.
As larvas saem dos ovos poucos dias apos apos postura. Elas se tornam pupas e depois insetos adultos.
As operarias levam alimento à colmeia, cuidam dos ovos, larvas e poupas e protegem a comunidades.
VESPAS PARASITAS
Várias espécies de vespas põem ovos no interior dos corpos de aranhas e insetos. Ali as larvas se alimentam.
NINHO DE VESPAS
Nos países frios, as vespas hibernam durante o inverno. Quando acorda, a rainha um ninho com material semelhante ao papel. Para isso ela mastiga madeira, que misturada com sua saliva, forma uma polpa. Depois põe seus ovos em células hexagonais. O alimento para as larvas é obtido pela captura de insetos, mastigados antes do armazenamento. As larvas se desenvolvem e se transformam em indivíduos adultos, que prosseguem na ampliação do ninho. Os machos são concebidos mais tarde. Um ninho pode abrigar até 5 mil vespas operárias.
os ovos das vespas desenvolvem-se no interior do ninho.
DANÇA DAS ABELHAS
Ao encontrar uma boa fonte de alimento, a abelha volta para a colmeia e executa uma "dança", por meio da qual informa as companheiras sobre a direção em que a comida se encontra. A orientação é dada em relação à posição do sol.
CORPO DO PERIGO
Muitas vespas têm o corpo rajado de amarelo e preto-esse é um aviso de seu perigo. Algumas empregam seu ferrão como defesa contra predadores, bem como para capturar e matar suas presas.